PARADELA, uma aldeia que pertence ao concelho de Valpaços, é pequena e tem ao longo do tempo sido desertificada pelos filhos que nela nasceram, rumo a outros locais com outras oportunidades para as suas vidas. Com o tempo mais uma aldeia ao abandono.
Domingo, 26 de Outubro de 2008
PARADELA
CONHECER
Breve apontamento
O nome Paradela tem origem latina e relaciona-se com a presença da via militar romana - Paradela (Paratella) significaria uma pequena paragem (breve demora para mudar de gado, mudar de tiro, pernoitar).

aqui joga-se à sueca
Paradela de Valpaços fica aqui:
 
ruas desertas
E agora vamos ao que interessa:

 

Quando escrevo que Paradela é uma aldeia com tendência à desertificação, não o digo por dizer, reparem nestas fotos abaixo. Esta casa, já foi casa de familia abastada para a época, agora meus amigos é Lixo e pedras, algumas dessas pedras estão na eminência de rotura com o passado onde tantos  anos permaneceram.

Recuperação? Ou abandono?Pedras Soltas, vasio, roturaO que fazer...Projecto? ou simples recuperação?Abandono e ninho de ratos. Isto faz mal ao meio ambiente? Não?

 
 

Senhores das entidades oficiais, por favor facilitem a recuperação, se alguém tiver a coragem de o fazer, não deixem que tudo acabe, conservem a tradição e encham as aldeias de gente, facilitem o desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas, não deitem ao abandono o nosso património, nem deixem que as aldeias, por mais pequenas que sejam fiquem desertas.
 
Já agora vejam no YouTube o video de mais uma aldeia que pertence ao Concelho de Valpaços ao abandono, que dá  ou dava pelo nome de Cachão. De facto este Vídeo_fotos retrata na perfeição o abandono de um património que é de todos nós.
Como esta Aldeia muitas mais estão abandonadas. Fiquei impressionado com o valor cultural e histórico deste Local que prevalece em abandono absoluto. Por aquilo que se vê, é motivo par fazer através deste meio um apelo às autoridades locais, no sentido de recuperar todo este valor regional, para que sirva de exemplo. é simplesmente desolador este video, não percam e vejam:
 

 http://youtu.be/_0PkxOEVxwI

 

 

  
Paradela de Valpaços fica em:

 http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Paradela,+Valpa%C3%A7os&aq=0&sll=41.605044,-7.394642&sspn=0.028688,0.051498&g=Paradela,+Valpa%C3%A7os&ie=UTF8&hq=&hnear=Paradela,+Valpa%C3%A7os,+Vila+Real&ll=41.6058,-7.394518&spn=0.003586,0.006437&t=h&z=17

 

 
 
A titulo informativo - Sabiam que:

Valpaços foi elevada a vila em 1861, através de decreto real de 27 de Março, assinado por D. Pedro V. Em 1936, chegava finalmente a sua representação heráldica. Agora revista para uma coroa de cinco castelos dado que passou a cidade em 1999.

AJREIS
 

sinto-me:
música: clássica
tags:

publicado por AJREIS às 16:00
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

15 comentários:
De riolivre a 21 de Julho de 2007 às 00:32
Hoje deu-me para ver se existia algum blog relacionado com Valpaços, e a minha tentativa não saiu gorada.
Foi bom ver que há alguém que, embora vivendo em Lisboa, promove a sua aldeia e evita que, como tantas outras deste pedaço de Portugal,caia definitivamente no esquecimento.
Está de parabens o amigo paradelense e espero que não esmoreça. Continue a postar sobre a sua aldeia que eu, pelo menos, passarei a ser um visitante assíduo.
Até breve.


De AJREIS a 22 de Julho de 2007 às 19:03
Muito obrigado pelo seu comentário, realmente estando longe do sitio que nos viu nascer, por vezes não é fácil relacionar a realidade dos acontecimentos locais com o sonho de querer ver a sua região desenvolvida e próspera. Enfim um dia quem sabe, se se tudo não mudará....


De Angela Jermann a 24 de Outubro de 2012 às 01:15
Olá !
Minha mãe chamava-se Lygia da Nova Monteiro Costa. Ela faleceu há 17 anos atrás com 82 anos. Seguro que não foi de seu tempo! Sou uma avó de 67 anos. Por isso acho difícil conhecer a aldeia. Então fico procurando na web tudo que consigo. Que bom que hoje temos a internet! Muito grata por sua atenção!


De Angela Jermann a 15 de Outubro de 2012 às 22:44
Acabei de achar estas fotos de Paradela, aldeia onde nasceu meu avô e que não tive a felicidade de conhecer.
Até gostaria de saber se por acaso ainda existirá por lá alguém da família COSTA.Sou brasileira e minha mãe viveu a primeira infância em Paradela. Contava-me deliciosas histórias dessa época! Sempre me ficou o desejo que conhecer a região. mas não tive possibilidades. Fui só à Lisboa, Fátima, Nazaré, Porto, Coimbra. Que pena me deu perceber o abandono das aldeias! Cá no Brasil estamos mantendo os lugares históricos, antigos, coloniais. Eu adoraria saber se tem alguém de paradela que tenha conhecido a família de meu avô, Manoel José da Costa.


De AJREIS a 22 de Outubro de 2012 às 14:25
Ângela, gostava de saber como se chama a sua Mãe?


De riolivre a 7 de Dezembro de 2007 às 16:04
Caro Alfredo,
É hora de continuar a publicar mais uns posts sobre a sua aldeia.
Quando passar por lá vou fazer umas fotos para o meu blog (www.valpaco-lo-velho.blogs.sapo.pt), mas isso não pode invalidar a continuação que o seu próprio blog e a sua bonita aldeia merecem
Ficamos à espera.
Celestino Chaves


De Rita Figueiras a 28 de Março de 2008 às 13:19
Olá conterrâneo !
Acho que já me reconheceste. Tomei conhecimento deste blog através do Jorge Pópulo (meu primo), e felicito-te pela iniciativa e pela coragem de dar a conhecer ao mundo a nossa humilde, mas graciosa aldeia de Paradela. Fazes-nos sentir orgulhosos das nossas raízes. A minha tia Agostinha está aqui comigo e corrobora em absoluto. Parabéns! E não pares. Abraços.


De Anónimo a 23 de Abril de 2008 às 15:50
Grandes verdades.
Bastava apenas que criassem marcas nacionais, que transferissem as fábricas para o interior. Bastava que dessem apoio aos jovens no sentido de eles poderem desenvolver as suas ideias. Mas já sabemos o que a casa gasta. Eles preferem ser mal vistos e ficar com os bolsos cheios. Se não tivéssemos permitido a entrada do EURO, isto nunca teria acontecido. Chegaram os subsídios, adormeceram as mentes, serviram-se dos meios de comunicação e deu nisto. Mas tenham calma que hão-de todos voltar a essas terras para as cultivar, pois isto há-de chegar ao tempo em que havemos de querer e não poder.
Essa terra, e outras tão abandonadas, hão-de voltar a encher-se de almas, correrias e rissos gritantes.
Mudando de assunto. Falei com a minha mãe sobre este blog e ela emprestou-me duas fotos que já têm anos!!!!! Caso queira, eu posso digitalizá-las e envio. Numa das fotos temos o meu avó, João Pereira, com a Sra. Fátima (do simão) e a Irmã junto da cas da Sra. Fininha e do Sr. António.
Na outra, está a Sra. Cândida (mulher do Sr. Silvino) juntamente com a minha avô Cinda no pomar do Sr. António. Achei piada e julgo que seria interessante, mostrar o Antes e o Depois.
Caso queira eu Envio.
Um abraço
Nuno Osório - Lisboa 2008


De mauricio borges a 17 de Janeiro de 2010 às 13:23
a sra fina e o sr antonio sao meus tios...moro no brasil e sou filho de lelinho e neto de secundino...fui 2 vzes a paradela, em 1981 em 1996...nunca me esqueci desse lugar, o qual pretendo voltar...sou um paradelense de adoção, apesar de tê-la com todo orgulho em meu sangue.


De AJREIS a 18 de Janeiro de 2010 às 09:31
Olá Mauricio , fico muito feliz por ver conterrâneos interessados em saber coisas sobre este cantinho de Portugal que tão esquecido e abandonado tem sido...

O tempo em Paradela nunca passou tão devagar, pois o movimento das pessoas é cada vez menor na Aldeia, não há gente... têm saído para não mais voltarem é pena... a solidão reina no vazio das almas. O seu Avô Secundino já nos deixou à cerca de ano e meio, morreu em paz era de facto uma referência histórica nesta aldeia, ficará nas nossas memórias como um grande Homem. Sou muito amigo da Sr.ª Fina e Sr. António, pessoas sempre respeitáveis e amáveis. Um abraço, espero encontrá-lo em Paradela, ficaria muito feliz.


De mauricio borges a 18 de Janeiro de 2010 às 11:41
esse secundino que fala não é meu avô, era casado com a madrinha de meu pai...meu avô é sim o pai da sra. fina...
nõ sei se ainda está por lá meu primo Zeca, que passou anos no Brasil e regressou...ele é pai de antonio e alberto..


De AJREIS a 18 de Janeiro de 2010 às 21:05
Tem toda a razão, fiz confusão, pois já não conheci o seu Avô Secundino , comentei com a minha Mãe e Ela já me tinha rectificado. Quanto ao Sr. Zeca lamento informá-lo que faleceu em Novembro de 2009. Deus lhe dê o eterno descanso. Conheço muito bem o Alberto que está na cidade do Porto. Um abraço


De mauricio borges a 18 de Janeiro de 2010 às 21:44
poxa, convivi bastante com o primo Zeca, quando viveu no Brasil...é a vida que segue,,,se puder passe meu email para o Alberto, ele deve se elmbrar de mim, o filho do Lelinho, Ele ainda está com a Majestic do Porto?


De matilde a 5 de Dezembro de 2009 às 14:56
ola eu tambem sou uma finha da terra apesar de nao a visitar ja vai fazer oito anos estou longe habito na suissa geneve apesar de ir todos os anos a Portugal pelo mes de julho oou Agosto o tempo e curto mas tambem a minha faria direta ja nao habita em Paradela isto e a minha mae e irmaos porque infelismente o meu pai morreu ainda nos eramos muito novos mas felismente estamos todos bem ..mas conheco muito muito bem o alfredo reis e tambem os seus pais mas ele nao se devem lembrar de mim mas parabens pelo teu blog na net continua a divulgar PARADELA.cumprimentos.Matilde


De Agostinho a 17 de Fevereiro de 2010 às 16:15
Ola irmào Estou muinto Contente por Ti .de publicares todas estas coizas na net sobre esta nossa terra alem de nos sermos uma grande familia E nossos pais pais estarem neste mundo .Nos que somos 8 Irmàos. Era so para te dizer Que temos muinto amor pela nossa Terra .Foi la que nasçemos / Creçemos / LA Que Deichamos nossos Amigos Paradela Nào Morre Estara Sempre Nos nossos Coraçoins .um abrasso Irmào >>


Comentar post

free counters
TEMPO EM VALPAÇOS
Weather Forecast | Weather Maps | Weather Radar
posts recentes

Festa de Paradela 2017

Paradela Festa de 2006

Festa 1999

Video/Fotos de Paradela

Incêndio de grandes propo...

Fogueira Natal 2011

Natal 2010

PORTUGAL TEM TALENTO_DAVI...

FESTA 2010?

Prémio Notícias de Valpaç...

ALDEIA DE PARADELA

Santa Maria Madalena

CASA RECUPERADA

PARADELA

PARADELA vive «pesadelo» ...

CASAS VAZIAS

ÁGUA DE PARADELA INQUINAD...

Apóstolo Santiago

NATAL 2007

Festa 2007

VALPAÇOS

Festa 2006

Folar de Valpaços

Aldeia quase serrana

PLACA

PARADELA TERRA SEM PAR

Procissão

Igreja Santiago e escola

Festa de Paradela 2002

Freguesia de Santiago de ...

favoritos

Aldeia quase serrana

Festa de Paradela 2002

Procissão

arquivos

Setembro 2017

Maio 2016

Outubro 2015

Julho 2015

Setembro 2013

Janeiro 2012

Março 2011

Fevereiro 2011

Setembro 2009

Julho 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Fevereiro 2008

Julho 2007

Junho 2007

Abril 2007

Janeiro 2007

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

pesquisar
 
Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


mais sobre mim
mais comentados
15 comentários
9 comentários
6 comentários
5 comentários
3 comentários
3 comentários
3 comentários
Cara linda Cara Linda
links
subscrever feeds